julho 22, 2019

Executando scripts e comandos personalizados no PCManFM

O PCManFM é um gerenciador de arquivos Livre, extremamente leve e poderoso, que pode ser utilizado em qualquer ambiente gráfico, mas foi desenvolvido especialmente para ser o padrão no ambiente LXDE.

Além de gerenciar arquivos, o PCManFM também foi idealizado para ser um equivalente do Nautilus na questão do gerenciamento da área de trabalho em ambientes mínimos, como o Openbox por exemplo, numa época em que a coisa mais leve (e legal) que existia para essa finalidade era o ROX. Isso foi em 2009, e aqui está o PCManFM controlando o desktop de uma instalação do Openbox que eu fiz na semana passada:

Mas onde a execução de comandos personalizados entra nisso?

Pois é, sendo o PCManFM tão cheio de recursos, sempre me intrigou a ausência de algo parecido com as ações personalizadas do Thunar, e não faz muito tempo que eu descobri que sim, ele possuía esse recurso e, como era de se esperar, de uma forma ainda mais interessante.

Considerando que todo comando estará ligado a uma ação sobre um arquivo ou pasta, o procedimento começa clicando com o botão direito sobre o arquivo e escolhendo a opção "Abrir com..."

No diálogo que se abrirá, nós informamos o comando que queremos atribuir ao arquivo. No exemplo, eu quero abrir esse texto no terminal com o editor nano...

Até este ponto, nós apenas abriríamos o arquivo no terminal com o nano, mas nós queremos uma ação persistente, que apareça no menu sempre que escolhermos um arquivo .txt. Para isso, nós temos que informar o nome da aplicação, como na imagem abaixo...

Pronto! Agora a opção "Nano" aparece no nosso menu de contexto!

Mas, o que aconteceu?

Aconteceu que o PCManFM criou um lançador .desktop na nossa pasta $HOME/.local/share/applications.

O mais legal disso é que, editando o conteúdo desse lançador, é possível atribuir um ícone ou até fazer com que ele apareça em qualquer menu do seu sistema. Por exemplo, pegando o lançador original...

Nós podemos incluir a linha Icon=nome_do_icone...

E esse ícone será aplicado imediatamente ao menu de contexto.

Alterando a propriedade NoDisplay para false, esse lançador irá aparecer nos menus do seu sistema. Aqui no meu dmenu já apareceu!

Finalmente, se você não quiser mais esse lançador/menu de contexto, basta remover o arquivo correspondente em $HOME/.local/share/applications.

Agora é só usar a criatividade e integrar seus scripts e aplicativos ao PCManFM. De quebra, nós aprendemos um jeito bem fácil de criar lançadores de programas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O sistema de comentários do Blogspot é um lixo e praticamente me obriga a liberar ou moderar todos os comentários. Portanto, eu peço perdão antecipadamente caso o seu comentário demore para aparecer.

Mas não se acanhe por causa disso! :-)