julho 22, 2019

Um script em Bash para criar scripts em Bash

Como eu costumo fazer muitos scripts em Bash, eu pensei em automatizar pelo menos a parte inicial do processo. Assim, eu terminaria com um arquivo executável, já com a linha #!/bin/env bash no topo, salvo na minha pasta de executáveis (~/.local/bin) e aberto no meu editor de textos preferido (no caso, o Geany).

O resultado foi esse código (explicado nos comentários) que eu utilizo até hoje.


Para facilitar ainda mais minha vida, eu resolvi fazer um segundo script usando o aplicativo dmenu, presente no pacote suckless-tools, dos repositórios do Debian. Deste modo, todos os scripts existentes na pasta ~/.local/bin seriam listados em um menu onde poderiam ser selecionados e abertos. Além disso, se eu quisesse criar um novo script, bastaria digitar o nome do novo arquivo no prompt do dmenu.

O resultado é esse da imagem...


E aqui está o script devidamente explicado:


Fique à vontade para usar (por sua conta e risco) e sugerir melhoramentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O sistema de comentários do Blogspot é um lixo e praticamente me obriga a liberar ou moderar todos os comentários. Portanto, eu peço perdão antecipadamente caso o seu comentário demore para aparecer.

Mas não se acanhe por causa disso! :-)